Podem se beneficiar das oportunidades pessoas desempregadas e que ainda não recebem benefícios.

A Frente de Trabalho, programa emergencial de auxílio-desemprego da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), está com inscrições abertas para 70 vagas em Bertioga.

Por meio do programa, a SERT objetiva oferecer treinamento profissional para pessoas que estão desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade social. Os bolsistas podem permanecer no programa por um período máximo de nove meses, com jornada de atividades de até quatro horas diárias durante quatro dias por semana. No quinto dia, o trabalhador faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização. Os participantes da Frente de Trabalho recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210,00 mais R$ 86,40 de cesta básica. A participação no programa não representa vínculo empregatício.

Podem se candidatar trabalhadores maiores de 17 anos e que estejam há pelo menos um ano desempregados. Outra exigência é que os candidatos não podem estar recebendo outros benefícios, como auxílio desemprego, aposentadoria ou outro benefício equivalente. Além disso, só estão aptos a participar do programa pessoas que residem no estado de São Paulo há, no mínimo, dois anos. Quanto ao grau de escolaridade, não há exigências.

As atividades a serem desenvolvidas são voltadas para a área de serviços gerais, como manutenção e conservação do patrimônio público.

Os interessados devem se cadastrar até o dia 1 de novembro nas dependências do Espaço Cidadão, localizado na Avenida Anchieta, 392. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3319-9700. No ato da inscrição os interessados devem portar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Vale destacar que 3% das vagas serão destinadas para pessoas portadoras de deficiência física e outros 2% para egressos do sistema penitenciário.